quinta-feira, 11 de junho de 2020

As Crônicas de Artur: O Inimigo de Deus - Bernard Cornwell

O segundo livro da trilogia "As Crônicas de Artur", "O Inimigo de Deus" continua com a narrativa de uma das lendas mais conhecidas sob a ótica de um dos maiores escritores da atualidade. Bernard Cornwell utiliza de fatos que pouco se tem certeza para tecer mais essa impecável ficção histórica, usando licença poética e aceitando na narrativa personagens conhecidos de lendas que também não se tem certeza se viveram na mesma época de Artur devido muitos relatos destoantes disponíveis nos dias de hoje.
Neste volume, a guerra contra os saxões que tentam invadir a Britânia fica em evidência, porém o destino inexorável mostra que alguns aliados podem tornar-se inimigos. Em uma trama cheia de personagens ambiciosos e vingativos, também é apresentada uma busca pelos Treze Tesouros da Britânia empreendida pelo mais poderoso entre os druidas, Merlin. Uma das partes mais interessantes do livro é a busca pelo mais importante dentre estes tesouros, o Caldeirão de Clyddno Eiddyn. Merlin acredita que o poder do caldeirão é capaz de resolver todos os problemas da Britânia, os saxões e o cristianismo, que cresce a cada dia mais com seus seguidores fanáticos que acreditam que sua missão é expulsar os pagãos (que já estavam ali antes deles) da Britânia para a chegada de seu salvador.

O livro e referências ao Caldeirão e paganismo :)

 Neste volume da saga, a magia fica mais em evidência quando em comparação ao primeiro, com o fato da Britânia estar dividida entre paganismo e cristianismo e Merlin tendo mais destaque, sendo este um dos melhores personagens da obra, garantindo momentos cômicos e reviravoltas.
Um livro que passa longe de ser arrastado, como ocorre as vezes com o segundo de uma trilogia, pelo contrário, é muito dinâmico e recheado de acontecimentos que tiram o fôlego do leitor. Como seu antecessor, um ótimo livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário