sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Resenhando "Concerto Campestre"

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. Concerto Campestre. 12 ed. Porto Alegre: L&PM Editores, 2009. 176 p. ISBN 8525407356.

Em "Concerto Campestre", Luiz Antonio de Assis Brasil nos leva à vida em uma estância no interior do Rio Grande do Sul, em meados do século XIX, onde vive o Major Antônio Eleutério Fontes com sua família, entre ela, sua unica filha mulher Clara Vitória. O gosto do Major pela música o leva a manter uma orquestra particular, a Lira Santa Cecília, regida por um Maestro mestiço vindo de Minas Gerais.
A trágica ópera (assim vista por Rossini, rabequista principal da orquestra) tem início no despertar do desejo mútuo entre o Maestro e a bela filha do Major, o que logo se torna um grande amor proibido.

Na vastidão do pampa, a orquestra toca, e para os apaixonados por música, é possível ouvir no fundo da alma os concertos campestres, ser transportado para os mágicos cenários dos campos gaúchos e sentir as aflições e alegrias da menina mulher Clara Vitória, assim como rir de passagens mais leves encontradas durante o percurso do livro.
Um deleite para músicos e para quem sabe ler partituras, já que estas são descritas muitas vezes pelo autor, e também para quem aprecia a história do Rio Grande do Sul e é curioso sobre os costumes da época.
Uma obra curta, mas as 176 páginas são tão profundas que é impossível esquecer facilmente o que foi lido e as linhas permanecem povoando a memória muito tempo depois, tornando quase impossível para algumas pessoas (como esta que vos escreve) a não releitura depois de alguns anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário