PAOLINI, Christopher. Herança. Rio de Janeiro, RJ: Rocco Jovens Leitores, 2012. 790 p. ISBN 9788579801242.
Para quem acompanhou a saga de Eragon e Saphira desde o primeiro livro, é impossível se despedir do "Ciclo da Herança" sem um certo pesar. Em "Herança", Christopher Paolini demonstrou mais uma vez ser um grande nome da literatura fantástica, e é notável seu amadurecimento no desfecho da série. Ele nos fez cair de amores pela história dos dragões e seus Cavaleiros e nos trouxe um mundo onde raças diferentes como humanos, elfos, anões e urgals, outrora inimigos, agora se unem com um só propósito: lutar contra Galbatorix, o grande vilão da história, que criou enorme curiosidade nos leitores por só aparecer no último volume da série.
Em partes, o final era esperado, mas o autor conseguiu surpreender com algumas descobertas no decorrer do livro e com o caráter das personagens que honram seus deveres acima de tudo (incluindo sua própria felicidade) e o leitor mais sensível corre sérios riscos de lacrimejar ao final da narrativa. Resta a esperança de que Paolini volte a nos brindar com outras histórias na Alagaesia, e talvez nos dê notícias de Eragon, Saphira, Arya, Roran, Nasuada, Angela e tantos outros personagens que fizeram parte dessa aventura.
Uma certa melancolia nos apodera ao final de qualquer série que tenha-nos apegado, mas essa em especial, deixou um mundo tão vasto e tantas personagens interessantes que é difícil dizer adeus simplesmente. No final, demonstrou ser não só um livro de fantasia, mas um livro com apelo filosófico em algumas passagens, que podem ser transferidas para o "mundo real" e nos faz pensar e aplicar o que aprendemos em nossas vidas. Por isso ele se torna tão especial. Por isso a leitura dessa saga vale muito a pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário