segunda-feira, 11 de maio de 2020

Como começar a ler Tolkien - O Hobbit

Amado por fãs de fantasia épica, John Ronald Reuel Tolkien deixou um valoroso legado através de suas obras. A trilogia "O Senhor dos Anéis" é a mais lembrada pelo público em geral nas últimas décadas, fato decorrente da adaptação cinematográfica da obra (algo que em vida Tolkien não teria permitido), mas as histórias escritas no universo completo que ele criou são numerosas. O professor universitário concebeu um mundo com uma mitologia e línguas próprias, além de raças cada uma com sua cultura e comportamentos muito específico, e ainda há as outras obras que não tratam da Terra Média mas que também enquadram-se no gênero que o autor é sem dúvida, a maior referência, afinal, ele foi o pioneiro da fantasia na literatura.
Muitas pessoas quando começam a ler Tolkien pelo livro "A Sociedade do Anel" por exemplo, se deparam com uma certa complexidade e acham a descrição dos cenários exagerada. Pode não ser um problema para quem está acostumado a leituras densas e deseja muito conhecer a Terra Média, mas ocorre de alguns leitores não se encantarem pelo universo de Tolkien como poderiam. Assim, sugere-se para quem ainda não adentrou esse maravilhoso acervo da fantasia que comece pela primeira narrativa publicada pelo autor, "O Hobbit".

'
Uma edição de "O Hobbit" que conta com diversas ilustrações em seu interior.

Como outras de suas obras, "o Hobbit" foi escrito por J.R.R. Tolkien para seus filhos, tendo sido criado portanto, para ser um livro para crianças. Mas não se engane, adultos apreciam a narrativa tanto ou mais que os pequenos.
O livro conta as aventuras de Bilbo Bolseiro, um hobbit do Condado que vive de forma tranquila e confortável em sua toca, até que o mago Gandalf o arrasta para uma jornada com 13 anões que estão em busca de seu tesouro roubado pelo dragão Smaug quando o avô de Thorin Escudo de Carvalho, o anão líder da comitiva, era rei.

Em uma toca no chão vivia um hobbit.
Bilbo parte com eles a contragosto e vive a maior aventura de sua vida. Durante o percurso eles se deparam com trolls, orcs, aranhas gigantes, elfos amigáveis e outros não tão amigáveis assim e Bilbo tem um encontro muito importante com uma criatura chamada Gollum que carrega um certo anel presente em outra história da Terra Média. Importante citar que o grupo aventureiro também passa por Valfenda, onde encontram o mestre elfo Elrond, também presente em outras histórias.

Dragões almejam ouro com desejos sombrios.
"O Hobbit" é um clássico escrito de forma descomplicada, tornando fácil sua compreensão e é uma ótima forma de entender o mundo fantástico de seu escritor, abrindo portas para toda uma obra que fez de Tolkien imortal. Após concluída a leitura é quase impossível não querer adentrar a Terra Média em outras histórias, o que será muito mais natural com a base criada na apreciação da saga de Bilbo.

Link para compra deste livro na Amazon: https://amzn.to/3bMMp86

Nenhum comentário:

Postar um comentário